9º ANO 4,10 e 12
Essas orações servem para caracterizar, especificar os seres e objetos que nos cercam, generalizando ou particularizando um determinado nome. As adjetivas restritivas possibilitam ao produtor conceituar com precisão, eliminar ambiguidades e indeterminações de nomes e pronomes, enquanto as explicativas funcionam especificamente para se dar ênfase a determinados dados ou conceitos. O emprego das orações subordinadas adjetivas é bastante produtivo, principalmente, em anúncios publicitários. Quando o anunciante opta pelo emprego de uma oração subordinada adjetiva, ele pode excluir outros produtos, evidenciando apenas um entre muitos.
Respondam às questões referentes aos anúncios.
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Sobre os anúncios
1.Observe o anúncio 1
a. Toda oração subordinada adjetiva é introduzida por um pronome relativo, aquele que faz a relação com o substantivo ou pronome que o antecede. Identifique o pronome relativo presente nesse anúncio.
b. Quantas orações subordinadas adjetivas há no anúncio?
c. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em restritivas e explicativas. No primeiro caso, o produtor limita ou restringe o substantivo (ou pronome) que é substituído pelo pronome relativo. No segundo caso, a oração subordinada adjetiva não restringe o substantivo, mas somente o explica.
Responda:
Como se classificam as orações do anúncio? Explique.
2. Observe o anúncio 2
Iluminamos o caminho que liga a tradição à inovação.
a. Identifique o pronome relativo e substantivo que ele retoma no anúncio.
b. Como se classifica a oração subordinada? Por quê?
c. O sujeito da forma verbal ‘iluminamos’- nós - está subentendido. Considerando o contexto, é possível identificar a quem esse pronome se refere?
3. Observe o anúncio 3.
Axe Compact o aerosol que cabe no seu bolso.
a. Qual o substantivo é retomado pelo pronome relativo que?
b. Nesse caso, o pronome relativo restringe ou explica o substantivo o qual ele retoma? Explique.
c. A linguagem publicitária tende a ser econômica. Qual é a palavra que está implícita nesse anúncio? Por que isso foi possível?
d. Como você interpreta a expressão “cabe no seu bolso”. Pode-se dizer que há duas interpretações possíveis? Justifique sua resposta.
e. Possivelmente, qual foi a intenção do anunciante ao optar por Axe Compact o aerosol que cabe no seu bolso, em vez de dizer apenas Axe Compact cabe no seu bolso?
4. Observe o anúncio 4.
Não é qualquer um que pode contar com o seguro mais abrangente do mundo.
Somente os 190 milhões de brasileiros.
a. Identifique o pronome relativo e a palavra que ele substitui na oração subordinada do anúncio.
b. De acordo com a situação comunicativa, qual é o seguro mais abrangente do mundo? Por quê?
c. O período composto do anúncio pode ser dividido em dois períodos simples. Observe:
- Não é qualquer um. Qualquer um pode contar com o seguro mais abrangente do mundo.
Essa divisão possibilita identificar a função do pronome relativo na oração subordinada - nesse caso, função de sujeito.
Responda:
Semanticamente, há alterações, ao se comparar as orações isoladas com o período composto?
d. Considerando a situação comunicativa, a segunda oração da divisão do período poderia ser lida como: Qualquer um dos 190 milhões de brasileiros pode contar com o seguro mais abrangente do mundo. Você acha possível essa leitura? Justifique sua resposta.
5. Observe o anúncio 5.
Tenha o currículo que o mercado tanto deseja. Faça ESIC.
a. Qual a estratégia usada pelo anunciante para levar o leitor a inferir que quem faz ESIC tem o melhor currículo no mercado?
b. Identifique o pronome relativo presente no anúncio. Qual a função sintática desempenhada por esse pronome?
c. A escolha de um determinado nível gramatical pode provocar diferentes efeitos de sentido. Observe:
Tenha o currículo tão desejado pelo mercado.
(adjetivo)
Tenha o currículo que o mercado tanto deseja.
(oração subordinada adjetiva)
Ao se usar o adjetivo, entende-se que o currículo desejado é o ideal, em qualquer época. Quando se usa a oração adjetiva, entende-se que se trata do currículo específico que o mercado atual está exigindo.
Observe os pares de orações e explique o efeito de sentido causado pelo nível gramatical usado para modificar o substantivo.
1.As pessoas competitivas procuram estar sempre bem atualizadas.
As pessoas que competem procuram estar sempre bem atualizadas.
2. O aluno estudioso consegue boas notas.
O aluno que estuda consegue boas notas.
6. Observe o anúncio 6.
O lixo que você joga na rua volta acaba sempre voltando para dentro de sua casa.
a. O pronome relativo que empregado no anúncio está restringindo o substantivo lixo, aquele que é jogado na rua. Nesse caso, a oração adjetiva restritiva não aparece entre vírgulas.
Observe, agora, outra construção do período:
O lixo, que você joga na rua, acaba sempre voltando para casa.
Nesse caso, a oração adjetiva é explicativa, pois ela não restringe o substantivo, apenas o explica, fazendo uma descrição mais detalhada. Na escrita, essa oração aparece entre vírgulas e, na fala é pronunciada em bloco, com um tom de voz diferenciado.
QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história
Carlos Drumond de Andrade
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- conhecer e identificar os valores sintáticos e semânticos dos pronomes relativos;
- reconhecer, em diferentes textos, a função do pronome relativo e das orações subordinadas adjetivas na construção do texto;
- analisar o efeito de sentido produzido pelo emprego de orações subordinadas adjetivas em anúncios publicitários.
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