VIDA MARIA.
DIREÇÃO DE MÁRCIO RAMOS.BRA,2006.
Há muitas gerações,mulheres nordestinas repetem o ciclo : abandonar o estudo para trabalhar,casar,ter filhos e envelhecer.É a Vida maria,animação gráfica 3D de Márcio Ramos.O curta-metragem acompanha maria josé ,desde os 5 anos de idade,na labuta diária no pilão,no envelhecer calado que transforma seu corpo,revelando as marcas do tempo.os cenários,construídos a partir de pesquisas no sertão cearense,do nordeste brasileiro,mostra texturas e cores como o pano de fundo de uma história que não muda.
1-Assista ao curta-metragem antes de responder.
Agora reveja o curta parando nos trechos indicados,para fazer as atividades:
Obs. O tempo indicado de cada trecho é aproximado.
Trecho 1 - 0:00 a 1:00 - Escrevendo no caderno
a) Que personagem aparece no início da história? Onde ela está e o que faz?
Trecho 2 - 1:01 a 1:28 - "Tu não tá ouvindo eu chamar, não, Maria?
b) outra personagem aparece nesse trecho.Quem é essa personagem e o que ela faz?
Trecho 3 - 1:29 a 1:40 - Trabalho
c) O que a menina Maria faz logo depois de sair de casa?
Trecho 4 - 1:41 a 2:25 -Crescimento
d) Nesse trecho, há duas passagens de tempo na narrativa.Explique como isso se dá.
Trecho 5 - 2:26 a 2:41 - "Bença,pai!"
e) Duas novas personagens aparecem nesse trecho.Quem são elas?
Trecho 6 - 2:42 a 3:08 - Filho
f) Qual a importância desse trecho para a continuação da narrativa?
Trecho 7 - 3:09 a 3:55 - Pilando
g) O que indica a mudança de figurino de Maria José ,enquanto ela soca o pilão?
Trecho 8 - 3:56 a 4:35 - De olho no céu
h) Que outra tarefa doméstica maria josé realiza em sua rotina?
Trecho 9 - 4:36 a 5:20 - " Deus abençoe!"
i) O que acontece enquanto Maria José varre o terreiro?
j) Qual é a importância deste trecho para a narrativa?
Trecho 10 - 5:21 a 6:13 "Ó Lurdes!"
k) Com quem Maria José conversa neste momento?
l) Reveja o trecho 2.Como podemos relacionar o trecho 10 ao do início da narrativa?
Trecho 11 - 6:14 a 6:34 - Morte
m) O que acontece neste momento?O que ele representa para a narrativa?
Trecho 12 - 6:35 a 6:54 - Destino
n) Vendo Maria de Lurdes encher a lata d'água ,podemos prever o caminho dela? Explique.
Trecho 13 - 6:55 até o final - As muitas Marias
o) Maria de Lurdes,Maria José,Maria Aparecida,Maria de Fátima,Maria das Dores,Maria da Conceição ,Maria do Carmo "desenharam"o nome no mesmo caderno.Formule uma hipótese que relacione esse fato ao sentido geral da narrativa.
2- É possível identificar quando e onde se passa essa história? Por quê?
3-Há uma separação, na história, entre trabalho masculino e feminino. O que seria trabalho de mulher e o que seria trabalho de homem,de acordo com o curta?
4 - Na vida real,há mulheres que vivem como Maria josé?
5- O que você acha dessa trajetória? É possível mudá-la ? Como?
Vamos refletir e responder:
.O que é trabalho infantil
.Que consequências ele pode ter?
.Qual é a dimensão dele no Brasil?
.Como informar mais pessoas sobre essa realidade?
Obervação : Copiar no caderno e responder , vou dar nota no trabalho.
Bom trabalho!
Mande as resposta pfvr
ResponderExcluirCada as Respostas
ResponderExcluirManda as respostas???
ResponderExcluirCade as respostas
ResponderExcluir