TRABALHO DE ARTES - PROFESSORA SANDRA - 9º 3
O teatro de fantoches, de bonecos ou de marionetes é a expressão teatral que caracteriza as encenações realizadas,
respectivamente, com fantoches, marionetes ou bonecos. É ainda mais
autêntico aquele no qual seus elementos – palco, cenários, cortinas,
entre outros – são estritamente criados para determinada representação.
O fantoche remonta aos tempos ancestrais e tem executado um papel significativo na história
das civilizações. Ele está especialmente ligado aos primitivos cultos
animistas, os quais consideram que tudo no Universo é portador de alma
e, por extensão, de sentimentos, desejos e até mesmo de inteligência.
Assim, determinados objetos eram considerados sagrados, entre eles as máscaras e os fantoches.
Este instrumento teatral conferia aos seres que os utilizavam poderes
mágicos, caracterizando-os como personas intermediárias entre os povos
primitivos e seus deuses. As pessoas conferiam tal sacralidade ao
fantoche que ele realmente parecia sustentá-las espiritualmente.
Ao se tornar portador do fantoche, o personagem adquiria
poderes que o convertia em um profeta, um ser sagrado, um exorcista.
Portanto, somente um iniciado nos conhecimentos sacros poderia usar suas
mãos para dar vida ao fantoche, em uma cerimônia especialmente preparada para essa encenação.
Na era clássica os fantoches estavam dispostos principalmente dentro
dos templos; eram bonecos de grande porte conduzidos igualmente durante
as procissões de iniciação. Eles se desenvolvem particularmente a partir
do século VII, com a adoção de estátuas semelhantes ao Homem. Estes
fantoches que imitam as feições humanas são então escolhidos cada vez
mais para estes eventos religiosos, assumindo um estilo que ainda hoje
marca as representações do teatro de fantoches.
Como
esta modalidade lembrava demais os antigos ritos animistas, a Igreja
começou a proibir as encenações dentro dos templos. Esta atitude deu
origem aos teatros itinerantes, os quais reduziram o porte de forma a
poder circular aqui e ali com suas representações, especialmente pelas
ruas e em festas empreendidas no interior dos palácios.
Ao longo do Renascimento eles são novamente resgatados no
seio das Igrejas, apresentando-se também nos pátios residenciais e nas
festas realizadas durante as feiras. A plateia se populariza e o teatro
de fantoches assume uma postura mais satírica, impregnada de humor. Ele
tem um papel importante nesse período, chegando até mesmo a preservar o Teatro Inglês quando este é interditado durante 18 anos.
Seguindo a evolução histórica, os fantoches foram se
transmutando conforme as necessidades de cada época, não se atendo
jamais ao passado. Assim, eles estão sempre em metamorfose,
constantemente assumindo novas formas. Esta modalidade teatral preserva
sempre, porém, seu caráter ambulante, ao encenar seus espetáculos não só
nos teatros convencionais, mas também nas ruas, nas praias, nos espaços
ao ar livre diante das Igrejas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário