BEM-VINDO!

BEM-VINDO!
BEM-VINDO!

Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PROJETO "LER É BOM EXPERIMENTE" E " HORIZONTES DO SABER "

    Os Projetos LER É BOM EXPERIMENTE e HORIZONTES DO SABER  estão sendo desenvolvidos ao longo dos bimestres pelas bibliotecárias e professoras de Língua Portuguesa,uma parceria que tem dado muito certo,pois tem aumentado muito o interesse dos alunos pela leitura,desenvolvendo também a criatividade dos alunos em apresentações orais,cartazes,teatros...
            A cada bimestre as bibliotecárias Eunice,Gláucia e Selma oferecem dicas de leitura de acordo com a idade e série escolar para facilitar a busca pelos livros.
            São oferecidos também gibis para os alunos lerem  durante as aulas (a cada 15 dias) de Língua Portuguesa,por ser uma leitura divertida e curta os alunos mostram muito interesse em relação aos gibis.
           Cada livro lido é feito um trabalho de acordo com o ano escolar do aluno.Os alunos do Ensino Médio fazem associações do livro lido com o estilo de época estudado,além de apresentaçoes orais, cartazes,peças teatrais,fantoches,filmes,trabalhos escritos.Os alunos do Fundamental  fazem fichas literárias,apresentações orais,ilustrações,etc.



Objetivos:
· Incentivar a formação de leitores;
· Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;
· Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
.Escrever com autonomia, expor suas ideias de forma clara e objetiva.
. Desenvolver a leitura e produção textual;
. Motivar o aluno para leitura crítica;



Procedimentos metodológicos

            O projeto de leitura na escola oferece uma alternativa de ensino, seja como processo para o desenvolvimento das atividades do currículo, seja como oficina de apoio das atividades curriculares. O trabalho é dividido em etapas:
.Integração dos alunos para que todos se sintam desinibidos. Não há tempo previsto, portanto é uma etapa constante durante o desenvolvimento do trabalho.
.Trabalho individual e em grupo para a definição de disposições, sem discriminações ou imposições, respeitando o limite e o potencial de cada um.
.A partir daí iniciam-se as leituras, produções escritas e orais etc.
.Leitura de gibis na sala de aula.
            É importante ressaltar que este trabalho requer uma integração plena entre alunos, professores e funcionários da instituição, além de pais, pois o desenvolvimento depende da participação de todos, cada um em seu segmento, para que  tenhamos êxito no processo ensino-aprendizagem.




Justificativa
Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal. A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação.


Avaliação
O processo de avaliação será contínuo sendo observado pelos professores, alunos e pais e o entrosamento e o envolvimento entre os alunos, o senso de solidariedade, a criatividade, a autonomia, o respeito aos combinados, a criticidade, agentes transformadores do meio que está inserido, verificando se transportaram da fantasia para sua realidade, aquilo que aprenderam durante o processo. De 15 em 15 dias

de acordo com a necessidade e disponibilidade das aulas os alunos  entregam  o trabalho do livro lido e  fazem a troca deste livro por outro e assim sucessivamente até chegar o final do 4º bimestre.


Considerações Finais
Considerando que através da leitura e escrita o aluno expressa-se, comunica-se e sociabiliza-se, o professor tem o importante papel que é a mediação da relação do aluno com o conhecimento, assim como na constituição da sua identidade e autonomia.
                 A arte de ler e escrever está presente em tudo e cabe utilizar recursos didáticos adequados para apresentar variadas informações nos momentos certos a estes alunos.  Nestes casos, o professor deve estar atento como está ou se dará o desenvolvimento das habilidades de seu aluno, sua inserção social.
                Neste projeto, o primordial é que a arte de ler e escrever desenvolva amplamente no aluno habilidades como melhorar a autoestima, formulação de ideais, resolução de problemas, criticidade, etc. tudo ludicamente.
Cabe então, a todos os alunos, uma reflexão não somente dos processos de sala de aula, mas também do seu papel como cidadãos, protagonistas de uma história.

PARABÉNS EUNICE,SELMA E GLAUCIA  POR ESSE PROJETO,PELO GRANDE SUPORTE QUE NOS TEM DADO EM SALA DE AULA E POR NOS AJUDAR A FORMAR LEITORES E ESCRITORES CADA VEZ MAIS INTERESSADOS ...










































        








































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário