Os Projetos LER É BOM EXPERIMENTE e HORIZONTES DO SABER estão sendo desenvolvidos ao longo
dos bimestres pelas bibliotecárias e professoras de Língua
Portuguesa,uma parceria que tem dado muito certo,pois tem aumentado
muito o interesse dos alunos pela leitura,desenvolvendo também a
criatividade dos alunos em apresentações orais,cartazes,teatros...
A cada bimestre as bibliotecárias Eunice,Gláucia e Selma oferecem dicas
de leitura de acordo com a idade e série escolar para facilitar a busca
pelos livros.
São oferecidos também gibis para os
alunos lerem durante as aulas (a cada 15 dias) de Língua Portuguesa,por
ser uma leitura divertida e curta os alunos mostram muito interesse em
relação aos gibis.
Cada livro lido é feito um trabalho
de acordo com o ano escolar do aluno.Os alunos do Ensino Médio fazem
associações do livro lido com o estilo de época estudado,além de
apresentaçoes orais, cartazes,peças teatrais,fantoches,filmes,trabalhos
escritos.Os alunos do Fundamental fazem fichas literárias,apresentações orais,ilustrações,etc.
Objetivos:
· Incentivar
a formação de leitores;
· Despertar
o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior
facilidade de interpretação;
· Ampliar o
vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
.Escrever
com autonomia, expor suas ideias de forma clara e objetiva.
.
Desenvolver a leitura e produção textual;
. Motivar o
aluno para leitura crítica;
Procedimentos
metodológicos
O projeto de leitura na escola oferece uma
alternativa de ensino, seja como processo para o desenvolvimento das atividades
do currículo, seja como oficina de apoio das atividades curriculares. O
trabalho é dividido em etapas:
.Integração
dos alunos para que todos se sintam desinibidos. Não há tempo previsto,
portanto é uma etapa constante durante o desenvolvimento do trabalho.
.Trabalho
individual e em grupo para a definição de disposições, sem discriminações ou
imposições, respeitando o limite e o potencial de cada um.
.A partir
daí iniciam-se as leituras, produções escritas e orais etc.
.Leitura
de gibis na sala de aula.
É
importante ressaltar que este trabalho requer uma integração plena entre
alunos, professores e funcionários da instituição, além de pais, pois o
desenvolvimento depende da participação de todos, cada um em seu segmento, para
que tenhamos êxito no processo
ensino-aprendizagem.
Justificativa
Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a
possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a
partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do
discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde
cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal. A
escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus
conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação.
Avaliação
O processo de avaliação será contínuo sendo observado pelos
professores, alunos e pais e o entrosamento e o envolvimento entre os alunos, o
senso de solidariedade, a criatividade, a autonomia, o respeito aos combinados,
a criticidade, agentes transformadores do meio que está inserido, verificando
se transportaram da fantasia para sua realidade, aquilo que aprenderam durante
o processo. De 15 em 15 dias
de acordo com a necessidade e disponibilidade das aulas os alunos entregam o trabalho do livro lido e fazem a troca deste livro
por outro e
assim sucessivamente até chegar o final do 4º bimestre.
Considerações Finais
Considerando
que através da leitura e escrita o aluno expressa-se, comunica-se e
sociabiliza-se, o professor tem o importante papel que é a mediação da relação
do aluno com o conhecimento, assim como na constituição da sua identidade e
autonomia.
A arte de ler e escrever está
presente em tudo e cabe utilizar recursos didáticos adequados para apresentar
variadas informações nos momentos certos a estes alunos. Nestes casos, o professor deve estar atento
como está ou se dará o desenvolvimento das habilidades de seu aluno, sua
inserção social.
Neste projeto, o primordial é
que a arte de ler e escrever desenvolva amplamente no aluno habilidades como
melhorar a autoestima, formulação de ideais, resolução de problemas,
criticidade, etc. tudo ludicamente.
Cabe então, a todos os alunos, uma reflexão não somente dos
processos de sala de aula, mas também do seu papel como cidadãos, protagonistas
de uma história.
PARABÉNS EUNICE,SELMA E GLAUCIA POR ESSE PROJETO,PELO GRANDE SUPORTE QUE NOS TEM DADO EM SALA DE AULA E POR NOS AJUDAR A FORMAR LEITORES E ESCRITORES CADA VEZ MAIS INTERESSADOS ...
PARABÉNS EUNICE,SELMA E GLAUCIA POR ESSE PROJETO,PELO GRANDE SUPORTE QUE NOS TEM DADO EM SALA DE AULA E POR NOS AJUDAR A FORMAR LEITORES E ESCRITORES CADA VEZ MAIS INTERESSADOS ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário