"PROJETO JORNAL NA ESCOLA"
PÚBLICO ALVO: Toda comunidade escolar da Escola Estadual Moacyr de Mattos
TEMA: Jornal da Escola
PERÍODO: outubro/novembro
ROFESSORA RESPONSÁVEL: Waldirene
Alunos : 9º 8,9º9 e 9º10.
5-JUSTIFICATIVA:
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura, à produção textual e o senso crítico.
6-OBJETIVOS:
Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal Escolar;
Produzir um Jornal Escolar a fim de que os alunos possam manifestar o seu saber, sentir-se motivados a escrever, tornar-se bom produtor de textos, liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
Estimular o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
Estimular a adoção de atitudes críticas responsáveis frente aos problemas da sociedade em que vivemos;
Estimular o trabalho em equipe e a socialização;
Utilizar novas tecnologias de informação, para veiculação do jornal que será virtual e impresso;
7-METODOLOGIA:
ESTRATÉGIAS: Para que o projeto do Jornal da Escola tenha sucesso tanto na criação como na manutenção é importante:
1) sensibilizar professores e alunos;
2) escolher um coordenador;
3) nomear líderes por turma para a equipe de jornalismo;
4) envolver toda a comunidade escolar na escolha do nome do jornal e do slogan através de concurso entre os alunos;
5) incentivar a produção de tipos e gêneros textuais diferentes;
6) Coordenador, professores responsáveis e equipe jornalística formada, estudar como se estrutura um jornal escrito:
• Apresentar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;
• Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;
• Solicitar a identificação dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
• Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
• Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;
• Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;
• Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;
• Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.
7) Coordenador, professores responsáveis e equipe jornalística formada, visitar a redação de um jornal local, observar e aprender como se organiza um jornal.
8) de acordo com o gênero textual estudado em cada série (finais), dividir os membros da equipe que estarão responsáveis por determinadas seções do jornal;
9) ter em destaque uma sessão do Jornal com artigos sobre a Inclusão;
10) estabelecer prazos para a produção e entrega das matérias à coordenação do jornal;
8-RECURSOS:
Suporte de publicação: on-line e impresso.
Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, câmera fotográfica digital, pen drive, data show;
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação dar-se-á através dos seguintes critérios a serem observados:
Interesse;
participação;
comprometimento;
realização;
diálogo.
Visita ao jornal "Diário de Caratinga"
Na primeira parte do projeto os alunos conheceram as instalações do jornal local,tiveram a oportunidade de conhecer de perto como funciona,desde a busca pelas informações através dos repórteres como os equipamentos responsáveis pela impressão.Foi muito rica a experiência que tivemos,já que o nosso objetivo final é a criação do nosso jornal.Agradeço toda a equipe do jornal "Diário de Caratinga" pela atenção e pela oportunidade que nos deram de conhecer o local,em especial à Noemi e Fontainha.
2ª etapa do nosso projeto concluída,a venda da rifa de uma cesta de chocolate para custear os gastos com os trabalhos referentes ao mesmo.Obrigada a todos os alunos que venderam as rifas e parabéns ao sortudo Pedro Augusto (9º 8 ) por ter sido sorteado.
Conhecendo as matérias de um jornal na sala de aula,trabalhando reportagens diversas notícias,classificados,manchetes,artigo de opinião...
PATROCINADORES DO NOSSO JORNAL,OBRIGADA A VOCÊS QUE NOS AJUDARAM .
DISEMBA ( FERNANDO )
MERCADINHO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
LIVRARIA CARATINGA
LN UNIFORMES
AÇOUGUE BOM APETITE
SUPERMERCADO DORNELAS
GIVANILDO - CEASA
BRITADOR SÃO PEDRO
ÚLTIMA ETAPA DO JORNAL E CULMINÂNCIA
"PROJETO CONCLUÍDO ,SONHO REALIZADO...MINHA SATISFAÇÃO É TÃO GRANDE QUE NÃO PODERIA DEIXAR DE COMPARTILHAR ISSO COM VOCÊS.
PARABÉNS AOS MEUS ALUNOS PELA BRILHANTE PARTICIPAÇÃO E AOS ALUNOS DO 9º3 E A PROFESSORA DANIELA MEU AGRADECIMENTO PELO EMPENHO E COLABORAÇÃO".
O nosso agradecimento à Consola (secretária ) que nos ajudou muito fazendo estes deliciosos bolos.
O jornal nas salas de aula sendo lidos e manuseados pelos alunos.
Parabéns a todos os alunos pela participação e seriedade na primeira etapa do nosso projeto
ResponderExcluirParabéns Wal! Legal ver o Fontainha no meio da moçada. Quem sabe não sai desse grupo de alunos um(a) reporter, um(a) jornalista. Muito bacana!Parabéns a você e a seus alunos!
ResponderExcluirBjim...
Obrigada Simone,os alunos gostaram muito,fizeram perguntas também,a respeito do Fontainha,ele foi muito legal,mostrou como funciona um jornal,passo a passo.Nosso projeto começa a tomar corpo,graças a Deus.
ResponderExcluirMuito legal as coisas que acontecem nessa escola,parabéns...
ResponderExcluir